Mas o que é Economia Digital?
O que vem a ser uma empresas digital?
O Conceito de empresa digital traz uma grande modificação nas premissas sobre o papel da tecnologia no negocio, em vez de somente automatizar processos antigos e repetitivos, o papel da tecnologia agora faz com que novas fronteiras sejam alcançadas, todos os elementos da cadeia de valor se integrem, permitindo uma convergência entre as operações, desde a idéia inicial até o consumidor. O consumidor deixa de ser passivo nessa relação e surge a figura do prosumer.
Um prosumer seria algo como produtor+consumidor, o consumidor agora também é um produtor, por exemplo, em uma empresa aérea antigamente tinha um funcionário que fazia o check-in do passageiro, imprima o cartão de embarque e entregava ao passageiro, agora e o próprio passageiro quem faz o seu check-in e imprime o seu cartão de embarque fazendo a função daquele funcionário. Outro exemplo é o vendedor de uma livraria que atendia o cliente, procurava o livro desejado, efetuava o pagamento e providenciava a entrega. Hoje em dia o próprio cliente procura o livro no site, efetua o pagamento digitando o numero de seu cartão de credito e digita o endereço onde o produto será entregue no lugar desse funcionário.
Os objetivos de uma empresa digital são:
1.Alcançar e envolver clientes mais eficientemente
2.Aumentar a produtividade dos colaboradores
3.Melhorar a eficiência de suas operações utilizando tecnologia nos processos
Na era Digital as empresas passam a utilizar intensivamente redes de computadores para:
-Atividades internas por meio de intranet
-Seus parceiros comerciais por meio de extranet (acesso seguro a seus sistemas)
-Seus clientes através de Websites e celular
Uma economia digital baseia-se em uma infra-estrutura global de telecomunicações nela as pessoas e as organizações podem:
1.comunicar-se
2.interagir
3.planejar
4.procurar por bens e serviços, muitos dos quais são prestados exclusivamente nessa infra-estrutura
Clientes Virtuais:
Antigamente existiam as gerações X e Y: com as empresas digitais surgiu a geração V de consumidores (HAVENSTEIN, Heather), na qual não se aplicam as regras padrões com dados demográficos tradicionais – como nome, idade e endereço.
Para as empresas se prepararem para a Geração V recomenda-se que a mesma:
-Organize os produtos ao redor de múltiplas personalidades online;
-Venda para essas personalidades (avatar) e não pessoas;
-Crie ambientes virtuais para a audiência explorar os produtos (de forma direcionar o cliente para as compras);
-Divida investimentos de consumidores conhecidos para desconhecidos;
-Desenvolva e mantenha novas habilidades para atrair a Geração V;
Basicamente, a Geração V engloba as pessoas que substituem a experiência física pela experiência on-line, e essa substituição é feita por meio de:
-Mundos virtuais
-Videogames
-Blogs
-Redes sociais
-Interação em sites de comércio eletrônico
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